XEXÉU NA LUTA CONTRA O TABAGISMO

CAMPANHA DO DIA MUNDIAL SEM TABACO

TABACO E SAÚDE PULMONA: DIA MUNDIAL SEM TABACO

O Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

A campanha do Dia Mundial sem Tabaco é uma oportunidade anual para aumentar a conscientização sobre os efeitos nocivos e mortais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo, e para desencorajar o uso do tabaco em qualquer forma.

Segundo a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

O consumo de tabaco e seus derivados mata milhões de indivíduos a cada ano. Essa dependência faz com que os fumantes inalem mais de 4.720 substâncias tóxicas — como monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína —, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.

A importância da saúde pulmonar para alcançar saúde e bem-estar geral e o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde pulmonar, do câncer de pulmão às doenças respiratórias crônicas, como asma e DPOC que inclui bronquite e enfisema.

Compreendendo a importância deste problema de saúde pública a Secretaria municipal de Saúde do município de Xexéu desenvolveu neste ultimo sábado em feira pública uma ação de orientação e busca a toda população fumante e não fumante, a fim de uma maior conscientização e informações sobre os malefícios do tabaco e a fazer escolhas informadas sobre a saúde e qualidade de vida.

                No momento também foi realizado inscrições para o grupo de tabagismo do município. Parar de fumar não é uma tarefa fácil. Nosso município dispõe de grupos de apoio aos usuários que precisam de ajuda para abandonar esta dependência. As reuniões acontecem semanalmente ou quinzenalmente, que dispõe de uma equipe multiprofissional que conta com médico, enfermeiras, psicólogas, nutricionistas, dentistas, farmacêuticas, assistentes sociais, fisioterapeutas e técnicos em enfermagem, e incluem rodas de conversa, palestras, dinâmicas, terapias medicamentosas e outros.

Durante toda semana será realizado nas Unidades de Saúde da Família palestras para toda população e busca ativa aos usuários que fazem uso do tabaco e tem o desejo de participar do grupo. O inicio do grupo esta previsto para o dia 13/06/2019.

Referência:

                 Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Tabaco e saúde pulmonar: dia mundial sem tabaco: manual 2019. / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2019. 32 p. tab.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close
Skip to content