LANÇAMENTO DO LIVRO ‘EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA’

Aconteceu na última quinta-feira (9/5/2019), no clube local, a publicação de um livro escrito por professores de Xexéu e região. A obra intitulada “EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: planejamento, currículo, e outros saberes pedagógicos” teve sua edição com patrocínio integral da Secretaria Municipal de  Educação.

Estiveram presentes quatorze dos autores e demais convidados ilustres. Dentre estes, a Diretora da FAMASUL-FACIP, Jaqueline Oliveira, os secretários de educação de Palmares, Flávio Miranda e de Maraial, Aldemar Neto, além, é evidente, do anfitrião, Antonino Matias, secretário de Xexéu, do prefeito Eudo Magalhães e da primeira-dama, Dra. Deyse. Abrilhantaram ainda o evento os vereadores Veio de Helena, Caixa D’água, Maurício e Edson Cabral. Outros secretários também marcaram presença: José Valter, Max e Júnior de Geraldão. A solenidade foi dirigida por Diego Romero e Admmauro Gommes. O registro fotográfico foi de Mayko Fotografias e a Rádio Cultura dos Palmares, através do repórter Alberto Passos, fez a cobertura jornalística.

O livro EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA representa um marco na Educação de Pernambuco. Como bem lembraram os oradores, no momento em que se verificam cortes nas verbas para o setor, em escala nacional, Xexéu dá um forte exemplo de incentivo à pesquisa e à produção intelectual dos docentes. Na ocasião, Eudo Magalhães fez referência aos índices positivos que o município tem alcançado e disse que esse é um exemplo de educação transformadora. Anunciou o gestor que há uma série de obras que ele está conduzindo para continuar a transformação de Xexéu, em todos os setores.

Duas palestras intercalaram as saudações dos autores. A primeira foi proferida pela professora Rejane Correia, a segunda pelo professor Enoelino Magalhães Filho. Para Antonino Matias, o objetivo foi alcançado pois, segundo ele, “Estamos dando oportunidade para todos aprofundarem os conhecimentos na pesquisa e na qualidade do ensino.”

Escreveram os textos da coletânea Admmauro Gommes (que organizou a antologia) André Gustavo, Antonino Matias, Cláudia Nunes, Enoelino Magalhães Filho, Floriano Gonçalves Filho, Jefferson Evânio, Marcos Solano, Maria Madalena Lira, Marizene Nascimento, Rejane Correia, Rute Costa, Valdomiro Medeiros, Vilmar Carvalho e Wagner Geminiano.

Por Ademauro Gomes

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO: